Blog do Benri

Fique por dentro do que acontece no setor sucroenergético e tenha acesso a materiais exclusivos.

O que é rating operacional?

O rating operacional é uma classificação relativa da eficiência operacional, em formato de nota, de unidades produtoras de um produto, cujo mercado apresente as condições necessárias para mensuração e comparação de indicadores operacionais.

 

Rating operacional: como funciona?

O rating operacional, necessariamente, deve ser feito por uma empresa independente, ou seja, que não interferiu de forma alguma na operação que será avaliada. Além disso, para garantir confiabilidade na avaliação, exige-se que os indicadores analisados sejam auditados. Após isso, eles deverão ser classificados a partir de parâmetros objetivos de desempenho operacional e sintetizados em formato de nota. Esse processo de auditoria e classificação dos indicadores operacionais considera diversas atividades ao longo da cadeia de produção da unidade avaliada e avalia algumas operações individualmente e, ao final, atribui também uma nota para o desempenho operacional geral do negócio.

Rating operacional: vantagens

Uma empresa que tenha sua operação classificada por uma agência de Rating Operacional, adquire maior visibilidade do seu negócio e das suas operações, comparativamente ao mercado. Além disso, essa classificação permite também que sejam feitas comparações entre os indicadores operacionais de diversos setores da produção, os quais, por sua vez, mostram de forma clara em quais deles a unidade avaliada está bem posicionada e em quais ela está mal quando comparada ao restante do mercado. Isto pode servir, até mesmo, como um direcionamento para novos investimentos.

A classificação do desempenho operacional comparativamente ao mercado permite estabelecer um ranking de desempenho entre unidades competidoras ou até mesmo entre empresas do mesmo grupo. Dessa forma, uma unidade com uma nota elevada de Rating Operacional, amplia a sua capacidade de negociação em diversos setores, como por exemplo:

·         Banco comercial (dívidas);

·         Derivativos;

·         Fusões e aquisições;

·         Bonds (dívidas);

·         Seguradoras e corretoras;

·         Recuperação judicial,

·         Mercado de capitais;

·         Novas tecnologias;

·         PLR (remuneração variável);

·         Research (equity);

·         Benchmarking;

·         Banco de fomento.

O rating operacional nas usinas sucroenergéticas

O Benri é a empresa pioneira de rating operacional no Brasil e é focado na indústria sucroenergética. A classificação atribuída pelo Benri se divide nos setores agrícola e industrial. Confira mais detalhes:

Rating Agrícola

Avalia a eficiência das operações agrícolas comparativamente às melhores práticas de mercado.  Resumidamente, analisa e avalia todos os processos agrícolas, desde o preparo do solo, tratos culturais, produtividade até a chegada da cana-de açúcar na indústria.

Rating Industrial

Verifica a conformidade dos processos praticados pela usina avaliada com as melhores práticas de produção de mercado, levando em conta seus impactos em todas as etapas industriais de produção, como a extração do caldo, fermentação, recuperação e destilação.

Rating operacional na prática

Luiz Francisco da Silva, o Kiko, Coordenador Industrial do Benri Ratings, explica que em um momento de dificuldade econômica que o Brasil atravessa, se tornou ainda mais importante medir a eficiência da usina em todos os seus aspectos. O Benri monitora mais de 150 indicadores-chave de performance, cruzando informações para validar cada índice e identificar incoerências. Mais de 30 indicadores das áreas agrícola e industrial são classificados e ranqueados, o que permite ter uma visão global do risco operacional.

“No Benri nós contamos com uma equipe técnica formada por analistas experientes que entendem todos os riscos envolvidos no mercado de açúcar, etanol e energia. Todos os dados compilados mostram ao cliente a real situação da usina. Quanto melhores são os indicadores, maior valor a usina terá e assim as condições para um acesso ao crédito ou processo de compra serão mais favoráveis. Por outro lado, se a usina apresenta um rating ainda não desejável, pode usar esses dados para melhorar seus processos e assim ir crescendo cada vez mais e assumindo seu destaque no mercado”, explica Kiko.  

Otávio Tufi, Coordenador Agrícola do Benri Ratings, enfatiza que o Benri também é uma eficaz ferramenta de gestão, pois a análise dos indicadores de performance ranqueados permite que gestor tenha mais clareza para tomar decisões, o que mitiga consideravelmente o risco do negócio.

“O rating agrícola é composto por 16 indicadores, que de uma maneira sistêmica, abrange todos as etapas da produção agrícola da agroindústria canavieira. E além do rating agrícola consolidado, cada um dos 16 índices qualificados também recebem a classificação na forma de rating, que são analisados pelos gestores agrícolas com a consequente elaboração individual de planos de ação, priorizando os piores indicadores ranqueados frente ao mercado”, complementa Otávio.          

Descubra o Benri

  • Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600
  • Jd. Santa Rosa - Piracicaba
  • São Paulo - Brasil - CEP 13.414-157
  • +55 19 3423 9515
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • www.benriratings.com

Receba novidades