Blog do Benri

Fique por dentro do que acontece no setor sucroenergético e tenha acesso a materiais exclusivos.

Indústria 4.0 já causa impacto nas usinas?

 

Automação, conectividade entre os processos e análises de dados em tempo real estão entre as principais características da chamada indústria 4.0. Agilidade e rapidez são as marcas deste conceito de indústria 4.0 alinhado a um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico. Um breve histórico sobre os modelos de produção industrial mostra como foram as mudanças ao longo do tempo e as tendências para o futuro.

 

Continue Lendo

A palha residual, proveniente da colheita de cana-de-açúcar integral, mudou o pacote tecnológico do manejo agrícola. Com a proibição da queima da cana e, consequentemente, a implantação da colheita mecanizada, a palha residual, gerou mais uma demanda para os gestores do setor sucroenergético. Afinal, o que fazer com a palha gerada do canavial? Quais pistas ela fornece sobre a operação da colheita? Confira o que as usinas têm feito para lidar com a palha.

Continue Lendo

As usinas participantes do programa RenovaBio, do Ministério de Minas e Energia, devem enviar dados para uma ferramenta que se chama RenovaCalc, que funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental da produção de biocombustíveis pelas unidades. O processo de certificação do RenovaBio é dividido em duas áreas, a agrícola e a industrial e neste artigo discutiremos um recurso de simplificação para o lançamento dos dados da agrícola que tem levantado algumas dúvidas: o perfil de produção padrão, também conhecida como dados default.

Continue Lendo

 

As usinas de açúcar e álcool utilizam basicamente dois tipos de sistemas de extração do caldo da cana-de-açúcar: a moenda e o difusor. Até meados da década de 80, a moenda era o equipamento mais utilizado para a extração. Após esse período, algumas usinas começaram a aderir ao difusor, mas isso não significa dizer que as moendas ficaram obsoletas, pelo contrário. Esses equipamentos se modernizaram e hoje, tanto usinas que optaram pelo difusor quanto pela moenda, podem chegar a níveis excelentes de eficiência e produtividade.

Continue Lendo

Descubra o Benri

  • Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600
  • Jd. Santa Rosa - Piracicaba
  • São Paulo - Brasil - CEP 13.414-157
  • +55 19 3423 9515
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • www.benriratings.com

Receba novidades