Blog do Benri

Fique por dentro do que acontece no setor sucroenergético e tenha acesso a materiais exclusivos.

Plantio mecanizado vale a pena?

O plantio mecanizado acompanhou com um hiato temporal e tecnológico a evolução da colheita mecanizada. No entanto, se hoje a colheita está 100% mecanizada e consolidada, o plantio mecanizado está com sua participação bem menor. Atingiu seu pico na safra de 2015/16 de 77% da área de cana plantada pelas máquinas. Sob a justificativa de redução de custos e melhor qualidade do plantio, algumas usinas estão retornando ao antigo Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente, a chamada Meiosi. Mas o auditor do Benri Ratings, Otávio Tufi, alerta que tão importante quanto pensar em economia, é levar em conta os riscos envolvidos ao abrir mão do plantio mecanizado, apesar das limitações existentes nos equipamentos hoje disponíveis, como o excessivo consumo de mudas, danos em gemas e a possibilidade de uma maior porcentagem de falhas. Por exemplo, na América do Norte, que não é referência na produção de cana-de-açúcar, hoje a metodologia de plantio mecanizado com canas inteiras lá aplicada, gera resultados satisfatórios.

Continue Lendo

 

A eficiência de uma usina que destina grande parte de sua matéria prima para a produção de açúcar é comparável a outra em que o mix de produção é mais voltado à produção de etanol? E se a usina, tradicionalmente açucareira, respondendo a sinais de mercado inicia a produção de etanol por conta dos preços mais competitivos? Como comparar, de maneira eficiente e sem viés, o rendimento entre safras? Essas e outras perguntas, tão frequentes no cotidiano das unidades, são tratadas neste artigo. 

Continue Lendo

 

Você deve estar ouvindo e lendo muito a respeito do RenovaBio, mas você sabe como funciona o programa e qual seu impacto para o setor sucroenergético? Diferente de outras ações de incentivo que surgem de tempos em tempos, o RenovaBio está gerando engajamento entre agentes públicos e privados e promete ser uma ferramenta indutora de produtividade e investimentos no setor.

Continue Lendo

Inicialmente utilizado como uma ferramenta independente de apoio a gestão e monitoramento de risco operacional dos processos agrícolas e industriais de usinas de cana, açúcar, etanol e energia, o rating BENRI passou também a ser utilizado no mercado financeiro, como em estruturação de dívidas convencionais e emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). 

Nesse cenário, contando com uma metodologia robusta e uma equipe altamente qualificada, o número de usinas avaliadas pelo BENRI tem crescido de maneira acelerada nos últimos anos. Em 2017 foram mais ...

LEIA MAIS

Descubra o Benri

  • Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600
  • Jd. Santa Rosa - Piracicaba
  • São Paulo - Brasil - CEP 13.414-157
  • +55 19 3423 9515
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • www.benriratings.com

Receba novidades