
A Nova Política Nacional de Biocombustíveis, RenovaBio, é um programa criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 13.576/2017, com o objetivo de ampliar o papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, e ainda contribuir com as metas estabelecidas no Acordo de Paris.
Para tal, o programa estabelece três pilares:
- Metas de descarbonização;
- Certificação da produção eficiente de biocombustíveis;
- Créditos de descarbonização por biocombustíveis (CBIOS);
Em 2020, primeiro ano de atuação do programa, foram gerados mais de 18 milhões de CBIOS, 26% a mais que a meta de descarbonização estabelecida para o período. Nesse mesmo ano, o valor negociado de CBIOS ultrapassou R$ 1,1 bilhão de reais, representando uma importante receita para unidades produtoras de biocombustíveis.
Na prática, os produtores aprovados nos processos de certificação do RenovaBio emitem CBIOS com a venda dos bicombustíveis certificados no mercado interno. Esses CBIOS, por sua vez, são colocados a venda no mercado organizado, onde as distribuidoras de combustíveis deverão comprar os montantes de CBIOS correspondentes às suas metas de descarbonização.
O BENRI foi a sexta Firma Inspetora credenciada no programa e já auditou mais de 70 unidades produtoras de biocombustível. Nosso diferencial, além do preço justo, é o grande conhecimento da nossa equipe de auditores nas etapas agrícolas e industriais do processo de fabricação dos biocombustíveis. Entre em contato conosco e solicite uma proposta!
Nossa equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo de certificação do RenovaBio.